A Pós-Graduação Lato Sensu em Aconselhamento Pastoral deseja propiciar uma reflexão sobre a condição humana, a fim de capacitar profissionais, a partir de um referencial bíblico e ético numa interface com a psicologia pastoral, para acompanhar e aconselhar pessoas diante dos desafios do ser humano e suas crises na contemporaneidade.
O Curso de Pós Graduação em Capelania, tem por finalidade capacitar capelães para o exercício eficiente em diferentes áreas e instituições. O curso é composto de disciplinas e carga horária necessária para certificação e credenciamento superior junto a órgãos oficiais e legítimos do exercício da Capelania no Brasil e no exterior.
Tem por objetivo compreender a experiência religiosa no nível cotidiano, inserida no contexto cultural das sociedades contemporâneas e no processo histórico, político e cultural brasileiro; Refletir sobre a relação entre as religiões, em suas práticas e contradições.
Objetiva (1) Proporcionar conhecimentos atualizados sobre pesquisas relacionadas ao consumo de substâncias psicoativas e às modalidades de prevenção e tratamento disponíveis.
(2) Contextualizar aspectos históricos, socioculturais e epidemiológicos do uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas.
(3) Favorecer a articulação entre o conhecimento científico e a prática clínica.
(4) Capacitar o profissional a atuar, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, em programas de prevenção, bem como em vários tipos de intervenção com pacientes e familiares, incluindo nos locais de trabalho.
(5) Apresentar uma visão crítica do contexto atual das políticas públicas relacionadas ao abuso de substâncias psicoativas.
∎ Pós em Docência no Ensino Superior
O curso de Docência do Ensino Superior visa favorecer profissionais, já graduados, que atuam ou desejam atuar na prática docente em instituições de ensino superior, através de uma metodologia diferenciada, fundamentação teórica e legal, além de ferramentas pedagógicas e administrativas, desenvolvendo, implementando e aprimorando processos educacionais, possibilitando assim resultados eficientes e eficazes durante a prática docente.
Proporcionar aos graduados, atuantes no ensino de música, uma possibilidade de aprofundamento epistemológico em diferentes enfoques da área de Educação Musical. Tais enfoques abrangem elementos teórico-metodológicos, fundamentos da educação musical, uso do fazer musical no contexto da educação.
Proporcionar novos conhecimentos teóricos e práticos que subsidiem a prática do professor de ensino Religioso, habilitando-os para uma leitura crítica, interativa e consciente do fenômeno religioso atual, ao mesmo tempo em que se valoriza a dimensão pluralista do ensino Religioso, conforme a nova redação do Artigo 33 da Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional (LDB).